segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sugestão de Filme - Entreatos



De 25 de setembro a 27 de outubro de 2002, a equipe de Entreatos acompanhou passo a passo a campanha de Luís Inácio Lula da Silva à presidência da República. O filme revela os bastidores de um momento histórico através de material exclusivo, como conversas privadas, reuniões estratégicas, telefonemas, traslados, gravações de pronunciamentos e programas eleitorais.


Ficha Técnica
Título original: Entreatos
Gênero: Documentário
Duração: 117 min.
Lançamento (Brasil): 2004
Tempo de Duração: 117 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 2004
Distribuição: Lumiére
Direção: João Moreira Salles
Produção executiva: Mauricio Andrade Ramos
Direção de produção: Raquel Freire Zangrandi
Co-produção: Videofilmes
Direção de fotografia: Walter Carvalho, ABC
Som direto: Aloysio Compasso e Heron Alencar
Pré-edição: Alexandre Saggese
Edição final: Felipe Lacerda
Finalização de imagem: Flávio Nunes
Edição de som e mixagem: Denilson Campos
Coordenação de lançamento: Alexandra Maia
Assessoria de imprensa: Anna Luiza Muller, Margarida Oliveira e Carol Moraes
Pressbook: Carlos Alberto Mattos

Curiosidades


- Entreatos é um documentário de longa-metragem que flagra os bastidores de um momento histórico. Um momento de poucos precedentes na história mundial, que foi a chegada de um ex-líder operário à presidência de uma república. O termo bastidores assume aqui o seu sentido mais pleno, já que o filme enfoca cenas privadas do cotidiano de Luís Inácio Lula da Silva nos dias e momentos que antecederam sua definitiva consagração nas urnas, em outubro de 2002, após três tentativas frustradas em eleições anteriores.

- A intenção original de João Moreira Salles era acompanhar a campanha apenas durante o segundo turno, quando Lula enfrentaria o candidato José Serra. Mas, diante da possibilidade muito elevada de uma vitória de Lula já no primeiro turno, o início das filmagens foi antecipado para 25 de setembro de 2002.

- A pequena equipe de filmagem desfrutou de um acesso inédito em documentários do gênero. Foram filmados comícios, carreatas, traslados, entrevistas coletivas, gravações de pronunciamentos e de programas eleitorais, reuniões privadas, encontros familiares, camarins, elevadores, telefonemas etc. O material filmado era guardado em cofres e não teve nenhuma divulgação até que o filme estivesse finalizado, já no ano de 2004. As gravações originais, em vídeo digital, totalizaram 240 horas.

- Na edição final, os realizadores optaram por privilegiar as cenas mais reservadas de Lula na campanha, aquelas testemunhadas apenas pela equipe do filme. Assim, da seqüência inicial com o candidato embalado pela massa nas ruas até a cena final de Lula sendo tragado pelo fragor da mídia, já como presidente eleito, o que se vê é uma sucessão de momentos ora tensos, ora engraçados, mas sempre reveladores da personalidade e das aspirações pessoais de Lula, das circunstâncias de sua campanha e do grande acontecimento democrático que foram aquelas eleições.

- O lançamento de Entreatos ocorre simultaneamente ao de Peões, o documentário que Eduardo Coutinho rodou no mesmo período com ex-metalúrgicos que militaram nas greves históricas do ABC, mas permaneceram em relativo ou total anonimato. Os dois filmes se completam e se enriquecem mutuamente, formando um desenho mais acabado tanto da figura de Lula, como das lentas e complexas transformações que ligam o movimento sindicalista do ABC à chegada do PT ao poder em 2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário